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Dúvidas Frequentes

Como faço para retirar segunda via de fatura de água?

O acesso a segunda via de fatura pode ocorrer das seguintes formas:

1) entrar no site do SAAE (www.saaelp.sp.gov.br), acessar menu "agência virtual", digitar nos campos apresentados o número do cadastro e dígito (encontrado próximo ao código de barras de faturas anteriores), e escolher a fatura desejada.

2) entrar no site do Poupa Tempo (www.poupatempo.sp.gov.br) através de um cadastro a ser criado no próprio site, acessar o menu 'serviços', acessar a opção 'serviços municipais', escolher a opção cidade 'Lençóis Paulista', e, na sequência, digitar o cadastro do imóvel para o qual deseja consultar as eventuais faturas em atraso.

3) também é possível obter fatura através do telefone do SAAE (3269-7700) ou diretamente no atendimento do SAAE ou no atendimento do Poupa Tempo.

Minha fatura possui valor acima da média de consumo, como proceder?

Caso sua fatura esteja acima da média de consumo será importante verificar as possíveis principais causa:

1) Existência de vazamento intermitente (em que ocorre interrupções e recomeços) ou contínuo, sendo necessário providenciar o conserto do problema.

2) Caso não seja vazamento, verificar a leitura atual do hidrômetro e entrar em contato com o SAAE (pessoalmente ou telefone) para verificar a eventual divergência de leitura.

Como faço para modificar o nome do titular ou consumidor na fatura da água?

O nome do titular (proprietário do imóvel) só será modificado caso ocorra a transferência da propriedade (exemplo: venda do imóvel).

Para inclusão do nome do consumidor na fatura será necessário comparecer pessoalmente até o setor de atendimento e apresentar documento que demonstre o fato de morar no imóvel (exemplo: contrato de locação), e documentos pessoais.

É possível realizar o parcelamento de faturas?

O SAAE disponibiliza a possibilidade de parcelamento das faturas em aberto, conforme previsão legal, sendo a princípio possível parcelar de 02 (duas) até 24 (vinte e quatro) vezes, desde que preenchidos todos os requisitos legais autorizadores.

É necessário que o interessado compareça ao setor de atendimento para esclarecimentos e demais orientações.

Como solicitar nova ligação de água?

A solicitação de ligação nova de água e esgoto precisará ser solicitada no atendimento do SAAE pelo proprietário do imóvel ou procurador.

Será necessária a apresentação de documentos pessoais do proprietário do imóvel e, no caso de procurador, também os documentos do procurador, bem como apresentar a planta do imóvel e Certidão de Numeração Predial aprovada e concedida respectivamente pela Prefeitura Municipal.

A Ordem de Serviço será aberta e documentos procedimentais serão emitidos e colhida assinatura do solicitante.

Como solicitar padronização do cavalete de água?

Esclarecemos que a padronização é um procedimento de retirada de hidrômetro que se encontra dentro do imóvel e instalação do mesmo em caixa padrão no muro do imóvel, que deverá ser providenciada e colocada na fachada do imóvel pelo usuário, para assim facilitar acesso para manutenção e demais serviços prestados pelo SAAE.

A padronização poderá ser solicitada a qualquer tempo pelo usuário, diretamente no atendimento do SAAE, apresentando documentos pessoais e assinando os termos procedimentais, bem como será cobrado taxa de serviço para a realização da padronização, sendo que os valores apresentados poderão sofrer alteração dependendo de eventuais peculiaridades do local, bem como em razão de reajustes, devendo os valores serem verificados junto ao SAAE no ato da solicitação para evitar qualquer desacordo.

São possíveis revisões dos valores das faturas?

Sim.

As revisões de faturas são por eventual erro de leitura (situação de erro de leitura no momento da coleta “in loco”, gerando faturas com valores maiores ou menores que o efetivo consumo), acúmulos de consumo (situação decorrente de não ter sido possível coletar a leitura e também não ter sido fornecida pelo usuário, sendo lançada a média de consumo dos últimos doze meses, gerando faturas com valores maiores ou menores que o efetivo consumo) e vazamentos (situações de vazamento do imóvel).

Esclarece-se que as revisões serão analisadas de acordo com os critérios definidos em Lei, podendo ser ou não ser deferida.

Desta forma, caso ocorram as situações acima descritas, as solicitações precisarão ser realizadas por atendimento presencial na sede do SAAE com a apresentação de documentos pessoais, fatura da água e preenchimento de requerimento e ainda, no caso de vazamento, declaração de conserto de vazamento e foto do local consertado.

Qual o horário de funcionamento do SAAE?

O SAAE atende em horário comercial das 07h30m as 17h00m, não fechando para o horário de almoço, e também possui plantão 24 horas para serviços emergenciais (exemplo: falta de água, entupimentos e vazamentos).

Quais os telefones para contato?

O telefone para atendimento em horário comercial é (14) 3269-7700 e para o plantão é 0800 772 3115.

Quais os serviços prestados pelo SAAE?

O SAAE presta diversos serviços relacionados ao tratamento e abastecimento de água e tratamento do esgoto.

A Carta de Serviços (serviços prestados) estão descritos para melhor compreensão e poderão ser verificados também através do site do SAAE, em menu próprio.

Caso permaneça dúvidas estamos à disposição para atender pessoalmente ou através dos telefones de contato.