• slider
  • slider
  • slider
Você esta em > Home > O SAAE

O SAAE

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Lençóis Paulista (SAAE) começou a tomar forma em 1957, quando o então prefeito Oswaldo Pereira de Barros iniciou a construção da Estação de Tratamento de Água. A obra foi concluída e inaugurada em 1959, na gestão do prefeito Archangelo Brega.

Em 1969, o prefeito Antonio Lorenzetti Filho idealizou um serviço para o tratamento da água e coleta de esgoto em Lençóis Paulista na forma de autarquia. Legalmente, a autarquia é uma pessoa jurídica de direito público municipal, criada pela Lei Municipal nº 922/69, com autonomia administrativa e financeira para o desempenho de um serviço público que foi descentralizado, mediante um controle administrativo, que deve ser exercido nos limites da lei.

O SAAE foi instituído pela Lei Municipal 922, de 5 de agosto de 1969, e regulamentado pelo Decreto Executivo nº 36/69. A autarquia entrou em funcionamento no início de janeiro de 1970. Seu primeiro diretor foi o engenheiro José Hiram Garrido. Considerado uma peça-chave na criação do SAAE, ele dirigiu o serviço por 13 anos, até fevereiro de 1983.

Após José Hiram Garrido, foram diretores do SAAE: Luciano Bernardes Filho, Oswaldo José Pinho, Reginaldo Rossi, Adimilson Vanderlei Bernardes, Luís Donizetti Fernandes Leite, Olívio Capelari, Pedro Fernando André, Ideval Paccola, Evandro Alberto Dalbém, José Alexandre Moreno, José Antonio Marise e Anderson Silva Buratto. Atualmente tem como Diretor Antonio Paulo Antunes.

FOTOS