Portal da Transparência

Portal PMLP

Ligue

14 3269 7700

Para dúvidas sobre a sua conta de água

Ligue

0800 772 3115

Para falta d'água, entupimentos de esgoto ou vazamentos

Você esta em > Home > O SAAE

O SAAE

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Lençóis Paulista (SAAE) começou a tomar forma em 1957, quando o então prefeito Oswaldo Pereira de Barros iniciou a construção da Estação de Tratamento de Água. A obra foi concluída e inaugurada em 1959, na gestão do prefeito Archangelo Brega.

Em 1969, o prefeito Antonio Lorenzetti Filho idealizou um serviço para o tratamento da água e coleta de esgoto em Lençóis Paulista na forma de autarquia. Legalmente, a autarquia é uma pessoa jurídica de direito público municipal, criada pela Lei Municipal nº 922/69, com autonomia administrativa e financeira para o desempenho de um serviço público que foi descentralizado, mediante um controle administrativo, que deve ser exercido nos limites da lei.

O SAAE foi instituído pela Lei Municipal 922, de 5 de agosto de 1969, e regulamentado pelo Decreto Executivo nº 36/69. A autarquia entrou em funcionamento no início de janeiro de 1970. Seu primeiro diretor foi o engenheiro José Hiram Garrido. Considerado uma peça-chave na criação do SAAE, ele dirigiu o serviço por 13 anos, até fevereiro de 1983.

Após José Hiram Garrido, foram diretores do SAAE as seguintes pessoas: Luciano Bernardes Filho, Oswaldo José Pinho, Reginaldo Rossi, Adimilson Vanderlei Bernardes, Luís Donizetti Fernandes Leite, Olívio Capelari, Pedro Fernando André, Ideval Paccola, Evandro Alberto Dalbém, José Alexandre Moreno e José Antonio Marise. Atualmente tem como Diretor Evandro Alberto Dalbém.

FOTOS