28/02/2020

Monitoramento e Controle de Pragas na Rede Pública de Esgotos

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Lençóis Paulista, através da contratação de empresa especializada, dará início em 02 de março ao primeiro monitoramento e controle de pragas na rede pública de esgotos. Este serviço tem por objetivo controlar a população de baratas e roedores na rede de esgoto, ambiente propício para o desenvolvimento de ambos pois fornece abrigo e alimento.

A desinsetização é realizada por meio da aplicação de inseticidas, por pulverização e termonebulização. A primeira consiste na aplicação do inseticida diretamente na parede do PV (poço de visita), de forma que cubra sua superfície interna e tem efeito residual. Segundo o Ministério da Saúde, a “aplicação residual de inseticidas consiste na pulverização de inseticidas em paredes ou outras superfícies utilizando equipamentos costais que deixam uma determinada quantidade de inseticida por metro quadrado”. Já a termonebulização tem efeito desalojante e consiste no uso de equipamento específico que aplica calor no inseticida líquido transformando-o em neblina, dispersando, com maior alcance que a pulverização, minúsculas gotículas que ficam suspensas no ar por mais tempo, na tubulação de esgotos.

Quando as baratas desalojadas da rede de esgotos tentam escapar pelo PV, elas se contaminam com o inseticida de efeito residual e, logo, morrem. Pode parecer indesejável encontrá-las na calçada, próximo ao muro ou dentro do quintal, mas é melhor que estejam mortas e com sua população controlada. A aplicação de inseticida ocorre em todos os poços de visita da cidade.

A desratização é realizada mediante a instalação de iscas rodenticidas, que atraem os roedores para a mesma que, ao comê-las, morrem. Esta ocorre em poços de visita alternados, levando em consideração o alcance dos roedores.

O cronograma de aplicação nos bairros está sujeito a alterações, por ocorrência de chuvas, por exemplo. Mantenha-se atualizado, acompanhe o cronograma pelo site.