Você esta em > Home > Notícias > Gestão das Águas e Pró-atividade

16/04/2018

Gestão das Águas e Pró-atividade

A fim de atender com excelência suas competências na gestão das águas para abastecimento público, o SAAE de Lençóis Paulista protocolou, dia 23 de fevereiro, dentro dos procedimentos do Comitê de Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré (CBH-TJ), projetos que pleiteam verbas para recurso a fundo perdido. De acordo com a Deliberação CBH-TJ 11/2017, de 18 de dezembro de 2017, as Câmaras Técnicas terão prazo até 28/04/2018 para apresentar Parecer e Hierarquização sobre as solicitações. Os projetos protocolados serão, então, analisados e pontuados para posterior priorização na distribuição de verbas. Estruturais e não estruturais, os projetos têm como objetivo atender diretrizes nacionais para o saneamento básico, Planos Nacional e Estadual de Recursos Hídricos, Planos Municipal de Saneamento Básico e de Combate à Perdas.

Neste ano o SAAE de Lençóis Paulista apresenta-se como tomador dos recursos FEHIDRO em três “frentes” de trabalho. São eles:

PROPOSTA 1. Empreendimento não estrutural. A contratação de empresa para elaboração de “PROGRAMA DE RACIONALIZAÇÃO DO USO DA ÁGUA VISANDO MINIMIZAR O IMPACTO NA DEMANDA DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NO MUNICÍPIO DE LENÇÓIS PAULISTA”.

PROPOSTA 2. Empreendimento estrutural. “SUBSTITUIÇÃO DE REDES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA ANTIGAS DE ACORDO COM O PLANO DE COMBATE À PERDAS NO MUNICÍPIO DE LENÇÓIS PAULISTA”

PROPOSTA 3. Empreendimento não estrutural. Contratação de empresa para elaboração de “PROJETO EXECUTIVO PARA SOLUCIONAR O PRINCIPAL PONTO DE INUNDAÇÕES NO MUNICÍPIO DE LENÇÓIS PAULISTA”

Em andamento o SAAE possui, nos últimos anos, os seguintes projetos com fundos do FEHIDRO: a) Plano Diretor de Combate à Perdas de Água, contrato FEHIDRO nº 119/2013; b) Telemetria e Telecomando para Controle de Perdas, contrato FEHIDRO nº 124/2012; c) Plano de Monitoramento de Controle, Proteção e Recuperação de Mananciais Subterâneos, objeto do Contrato FEHIDRO nº 306/2015; e d) Macromedição para setorização, fases I e II, Contratos FEHIDRO nº 113/2016 e 034/2017, respectivamente.

Para saber mais sobre o FEHIDRO, acesse http://fehidro.sp.gov.br/portal/sobre .